terça-feira, 21 de maio de 2013

Vitaminas

Novidades!

Ainda não chegou meu arduino, LM8UUs e nem as partes impressas... mas aproveitei que tinha um tempo livre e corri atrás das ferragens.
Traduzi a lista de materiais do Mecano, imprimi e levei em várias lojas, quem quiser a lista ela está disponível aqui:
https://docs.google.com/document/d/1irgTUUXhWqX2CS08g4qjZ4IbDSRtaiosNBQYWsj1qxA/edit?usp=sharing

Quem for aqui de floripa, ficam as dicas de loja:

  • Ferramental (centro): Não tinha quase nada, optei por nem comprar as coisas ali.
  • Dominik (estreito): Comprei as barras roscadas (2 de 1m), o parafuso M8x35 e as porcas M8. As barras são de aço galvanizado, pedi pra ele pegar as mais retas possíveis.
  • Rolacenter (capoeiras): Tava em falta os rolamentos 608ZZ, o vendedor disse que amanhã vão chegar, vou comprar lá depois.
  • 1001 Parafusos (capoeiras): Comprei quase todo o resto lá, ficaram faltando só os rolamentos e os suportes em L (mão francesa)
Ainda ficaram faltando as guias lineares, acho que vou comprar com o Paulo da 3DMachine mesmo. Mas se alguém souber de algum lugar que tenha aqui por perto, posta nos comentários por favor.

Faltam também os suportes em L, fui em várias lojas mas nenhuma tem no tamanho necessário... Acho que vou ter que achar um jeito de pedir pra alguém imprimir pra mim no IF-SC ou na UFSC... Se alguém que mora aqui por perto se habilitar a imprimir pra mim, fico muito agradecido!

Já cortei as barras roscadas no tamanho certo usando minha Dremel, mas não ficaram os cortes mais precisos do mundo.
Acho que vou seguir esse tutorial para a montagem, mesmo que algumas ferragens sejam diferentes.

Barras já cortadas


To esperando ansioso pelas peças impressas, mas o correio tá de sacanagem, elas saíram dos EUA dia 16/04 e até agora aparecem como rastreamento indisponível no site dos Correios. To tentando fazer reclamações com eles, mas tá difícil.

8 comentários:

  1. Sushin,

    em relação a ferramentas e ferragens tente também a REBOLFER (Estreito) e a DOMINIK na BR-101.

    Corte a Laser: a http://www.grupomicrolaser.com.br/ (Campeche) era (talvez uns 2 anos atrás) a mais em conta em Floripa.

    Quais são estes "suportes em L"? Mande os stl's e eu vou ver, ok.

    Abraço

    Jorge
    jurgen.sand(at)gmail.com
    (substitui "(at)" por "@")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,
      obrigado pelo comentário!

      Só tá faltando pra mim esses 3 suportes em L (vou te mandar email com o .stl) e as barras lisas.

      Na Dominik do estreito não tinha as barras lisas e o vendedor não sabia me informar onde tinha... Vi que o Diogo Junior comentou no RepRapBR que tinha comprado as dele na dominik de são josé, mas ele acha que são de 5/16" e não 8mm.
      Será qe nessa Rebolfer tem?

      Valeu!

      Excluir
    2. Sushin,

      inox é um material relativamente mole. Então, mesmo achando barra de 8mm de inox talvez (!) seria questionável. "Talvez" porque não tenho experiência nisso, mas acompanho as discussões dos foruns dos EUA e da Alemanha e lá o assunto é comentado. Preferem aço temperado.
      Considerando que os carrinhos x e y possam correr quilômetros e vendo que os guias lineares possuem esferas de pequenissmo diametro talvez valha a pena encomendar... Nas discussão brasileiras foram mencionadas algumas empresas que fornecem...
      Tem a Ferramentas Gerais em Joinville com barra de 8mm:
      http://www.mktfg.com.br/GuiaWeb/Familia.mvc/Detalhes/10635
      Porem, a tolerância h9 não é boa - talvez der, não sei . Em relação da dureza do "aço prata" deves pesquisar, tambem não sei....

      Mantenha o teu blog atualizado.
      Abraços
      jorge

      Excluir
  2. Sushin,

    a OBR parece fornece o que é bom, temperado e retificado com tolerância h6 (http://www.obr.com.br/guias-cilindricas.html), em Joinville.
    Certamente vendem apenas em barra de 6m, seria para 2 impressoras. Talvez acha alguem nas discussões que queira tambem...

    Jorge

    ResponderExcluir
  3. Em Blumenau tem a Paninox que trabalha só com inox.
    http://www.paninox.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=8076

    ResponderExcluir
  4. Nem acreditei quando vi a lista de onde conseguir tudo AQUI em Floripa!

    Valeu pelo trabalho; mantenha atualizado pra vermos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Assim que tiver alguma novidade atualizo sim.

      Só tenta achar os rolamentos em algum outro lugar, os que eu comprei na rolacenter fora muito caros (9 reais cada) e não são o 608ZZ , é 608alguma-coisa, parece com esse http://img.alibaba.com/photo/572736812/_Rubber_or_Plastic_Seal_Inline_Skate_Bearing_608_2RS_Deep_Groove_Ball_Bearing.jpg

      Eu ainda preciso comprar mais 3 pro extruder, vou ver se acho em alguma loja de skate por aqui, se não vou comprar da 3dmachine mesmo

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir